Borboletas na Barriga

28 de Março de 2009, eu estava finalmente uniformizada. Meus olhos brilhavam, eu não conseguia me conter de felicidade. Subi as escadas daquele avião como se desfilasse para milhares de fotógrafos e fãs, sempre fui meio exibida. A comissária titular do voo (eu estava viajando como tripulante extra, ou seja, como passageira), era muito experiente e logo notou que eu acabara de me formar. O Comandante foi informado de que havia uma novata a bordo e que era meu aniversário de quebra. Meu presente foi um pouso na Cabine de Comando, eu pensei que estava nas nuvens! E estava.

DSCN2617

Seis anos e quatro meses depois. 21 de Julho de 2015. Sentada na sala de espera do novo prédio sede da Companhia, chequei o e-mail para ter certeza de que nenhuma RT nova escapou da minha ciência. RTs são Revisões Temporárias que o time de Flight Standard, responsável pelos procedimentos operacionais de Comissários, insere no nosso manual como atualizações dos procedimentos. É tipo uma atualização de aplicativo, sabe? Só que de procedimentos… Enfim. Não posso ficar desatualizada, é uma seleção para instrutora de voo, caramba! Uma seleção… Mais uma seleção. Tem borboletas na minha barriga e eu continuo achando que não estudei o suficiente. Ouço uma voz que chama. É o coordenador de Flight Standard dando início à seleção. É agora! É a hora.Apto 050

Na real, sempre quis ensinar. Gosto de falar para as pessoas sobre o que eu faço, não é a toa que escrevo neste blog. Além disso, para ensinar vou ter que estudar constantemente, isso vai me deixar muito mais proficiente, sabe? Acho lindo quando vejo Comissárias com o manual na ponta da língua, isso serve para saber a hora que você pode e deve flexibilizar. Fundamental.

Tivemos que falar tudo o que sabíamos sobre um tema sorteado na hora, na frente dos avaliadores. Sempre tem um psicólogo te avaliando e, com todo o respeito que tenho aos profissionais da área, isto meio que me assusta. No ambiente corporativo, o psicólogo não consegue te avaliar profundamente, como se você estivesse no consultório, com Freud e o escambau. Ele simplesmente faz um retrato seu, daquele momento. É aterrorizante pensar que você pode queimar seu filme,  sua obrigação é sair bem na foto. Enquanto as minhas colegas concorrentes, embora não houvesse número de vagas limitado, explanavam seus temas, fui ficando por último mentalizando uma espécie de plano de aula. E quando chegou minha vez, tive que segurar as mãos, que tremiam incontrolavelmente.

Pouso na água. Foi o meu tema. Comecei desde uma possível preparação de cabine e fui até sobrevivência no mar. Falei, respirando e sorrindo para resgatar alguns detalhes que escapavam. Senti que dominava o assunto e por consequência, dominava os meus ouvintes. Foi lindo, foi uma verborragia do bem, foi como se um espírito de uma comissária da Varig-TransBrasil-Vasp me possuísse. Caramba, foi demais!Lidia_Close_2 (1)

Saí da sala como se milhares de fotógrafos e fãs me esperassem.Gloriosa, orgulhosa, como em 28 de março de 2009, naquele pouso inesquecível. E hoje… bem, hoje recebi a resposta. E não poderia deixar de compartilhar com vocês. Passei! E sou, oficialmente, Instrutora de Voo!

Compartilhar

Sobre Lídia Dourado

Uma Comissária apaixonada pelo que faz.

14 comments on “Borboletas na Barriga

  1. Lidia, achei o seu blog INCRIVEL, estou fazendo o curso numa escola em SP e termino em dezembro. Estou muito ansiosa, para falar a verdade, e com medo, e com um monte de sentimentos ao mesmo tempo, hahahaha!!! Medo da selva, medo da ANAC, medo de nao conseguir um emprego logo…enfim. Nao sei se “medo” e a palavra certa, mas aquele receio, sabe…
    Me senti muito feliz ao ler tudo que voce escreveu e senti uma certa motivacao…nunca tinha pensado em seguir essa carreira, mas quando surgiu a oportunidade nao pensei duas vezes e estou adorando. Posso entrar em contato com voce por email? Se nao for incomodar, claro…tenho algumas duvidas e eu adoro tudo que voce escreve aqui.
    Obrigada desde ja!!!
    Beijos <3

  2. Lídia, estou muito triste hoje,minha filha fez o curso,fala inglês, tava toda animada para fazer a prova da ANAC e ser uma comissária, mais uma professora desanimou ela de uma tal maneira que ela não quer mais,quer desistir,parar,a moça disse ser muito difícil que amigas dela tentam a anos e não conseguem,sonhei tanto com isso para minha filha,ela agora só fala que essa profissão não é nada do que agente pensa diz que a pessoa não tem vida,lendo seu depoimento senti VC tão feliz tão realizada,me ajude fala com minha filha ,como aeromoça que VC é, faz ela sonhar novamente,me ajude,meu agradecimento a VC de uma mãe desesperada.

    • Oi Juliana!

      Ouvi tantas vezes que não ia conseguir. Que eu era alienada, que esta era uma profissão sem futuro e de alto risco. E olha, eu não tinha inglês! O que era um excelente argumento para os sugadores de energia que insistiam em me desmotivar.
      De fato, a profissão não é fácil. Assim como qualquer outra carreira em que vc tem que dedicar muito: Médico, advogado, motorista, músico, enfim… São preconceitos.
      Mas o apoio mais importante que recebo na minha carreira é dos meus pais. Continue apoiando sua filha, para que ela escolha o que vai fazer ela feliz.
      Ah mas eu tenho vida, viu?! rsrs Sou “mãe” de um cachorro, tenho um relacionamento estável a quase 3 anos, fiz faculdade e passei o dia dos pais com meu lindo pai!
      Hahaha!
      Um beijo e boa sorte!

  3. Depois de ler tudo que você passou você realmente é merecedora desta conquista obrigado por compartilhar suas conquista conosco desde aqui do outro lado do mundo tem sido muito gratificante ler seus textos cheios de emoções e acontecimentos e os seus vídeos cheio de garra. Abraço Mariane Kegels

    • Mari,

      Pra mim é muito gratificante receber o retorno de vocês. Especialmente quando vem de outro lado do mundo! Muito obrigada pelo carinho!

      Beijos!

  4. Nuossssaaaa!!!! Me senti uma lenda agora! O espírito da comissária Varig-Transbrasil-Vasp! rsrsrs
    Também fui instrutora na minha empresa, e hoje continuo instrutora de Fatores Humanos em Aviação e em escola de comissários.
    Parabéns pela conquista! Aproveite bastante os conhecimentos que você vai adquirir na instrução porque serão valiosos para seu futuro profissional e pessoal.
    Beijos e sucesso!

    • Ahhh pode ter certeza que vocês são grandes inspirações, de uma era de aviação de ouro! Me sinto lisonjeada com sua visita ao blog! Obrigada e prometo honrar esta conquista. Um beijão!

  5. E eu estava lá e foi lindo!!! Tenho certeza que todos os teus alunos serão privilegiados por ter tu como instrutora! E o blog ta lindo, curti horrores minha amiga defafadora! (Piada interna) hahaha.

    • Você arrebentou! Foi muito bacana ter você lá. Foi muito massa ter seu apoio, ter sua torcida e vibrar, torcer pela sua vitória! Conquistada e tbm muito merecida, defafando tudo! hahahaha…
      Privilegiada sou eu em ter companheiras de trabalho como vc! Beijos lindona!

  6. Durante uma parte do seu curso para comissária estávamos ensaiando um espetáculo. Lembro que ficávamos te questionando tudo sobre essas coisas e lembro de você falando tanto da sobrevivência em água como na selva…achávamos o máximo!!! Sucesso demais na sua empreitada e um enorme abraço.

    • Vocês são super especiais para mim. Momentos mágicos das nossas vidas, onde nem nos dávamos conta da importância que tinham. Obrigada. Por tudo! :*

  7. As pessoas recebem de volta o fruto de suas dedicaçõe. Foi o que aconteceu com você! MERECIDAMENTE!!!!

    • Dilminha, obrigada pelo carinho e pelo apoio de sempre! Beijos.

Deixe uma resposta