Diário do Ar informa: Workshop CRM, com Laura Antunes

Imagine-se convivendo com quatro ou mais pessoas que você nunca teve contato antes por cinco dias. Com elas você faz as refeições e divide tarefas num ambiente confinado por quase 11 horas e muitas vezes, acaba revelando detalhes da sua vida pessoal. Pode ser que você encontre a tripulação dos sonhos e seja uma chave de voo maravilhosa. Mas, pode ser também um verdadeiro terror!  Chamamos de chave de voo os dias em que passamos viajando por aí, pode ser de até seis dias ou menos (se quiser saber mais sobre avionês, consulte o nosso dicionário aqui).

Diferenças de personalidade, região, religião, posicionamento político, pensamentos diversos podem gerar uma experiência enriquecedora na vida chamada “treta”. E é para evitar as famosas tretas que serve o CRM – Corporate Resource Management ou, em português, Gerenciamento de Recursos de Equipe.

Somos seres humanos e, portanto, falhos.  Propensos a erros e mais propensos ainda a não admiti-los. Somos de carne, osso e sentimentos, não há como negar que nossas emoções podem interferir no processo de tomada de decisão. Assim, é fundamental estarmos treinados para agir com profissionalismo nos momentos em que se faz necessário abdicar da emoção. Na aviação, somos o fator humano e há inúmeros estudos sobre como o fator humano é importante na segurança de vôo.

Por isso, o Diário do Ar te convida a participar do maravilhoso Workshop CRM, que vai acontecer em São Paulo, no próximo dia 08 (08/07), ministrado pela psicóloga credenciada pela ANAC, Laura Antunes. Além de ser um excelente curso complementar para o seu currículo, caso você esteja pretendendo uma vaga na aviação, é também uma ótima oportunidade de aprender a importância do trabalho em equipe. Equipe quer dizer agentes de aeroportos, pessoal da manutenção, escala de vôos, pessoal responsável pelas documentações dos vôos. Ou seja, não só a tripulação como também todos aqueles envolvidos na fabulosa operação que é fazer um avião voar em segurança lotado de seres humanos.

Não perca a oportunidade de entender conceitos fundamentais para quem quer voar nesta carreira! Os seguidores do blog Diário do Ar que se identificarem no momento da inscrição ganharão 10% de desconto. Eu estarei lá e gostaria muito de trocar uma idéia com você sobre os temas que serão abordados:

– Origem e evolução do CRM

– Erro e violação (conceitos)

– Gerenciamento de erros e de ameaças

– Trabalho em equipe/ liderança/ briefing

– Consciência situacional/ distração/ pressão

– Modelo SHELL e Modelo Reason

– Fator humano (definição)

– Cultura/ Cultura Justa

– Comunicação/ Assertividade

– Estresse/ Fadiga/ Carga de Trabalho

– Processo Decisório e Julgamento

Ah! Serão oferecidos os certificados na conclusão do curso! Informações e detalhes pelo Tel.: (11) 3262-1447/ (11) 99122-2940 ou pelo email: blogdiariodoar@gmail.com e via inbox da nossa página no Facebook. Encontro você lá!

 

Compartilhar

2 comments on “Diário do Ar informa: Workshop CRM, com Laura Antunes

  1. Lidia, tenho umas dúvidas sobre a saúde do aeronauta e queria saber se você já passou por algo parecido ou conhece quem tenha.
    1– é sobre anticoncepcional. A pílula pode causar diversos problemas na saúde da mulher, inclusive a trombose. Vi por ai que a pressão no avião também pode causar. Então: tem muita aeromoça tendo trombose? Vocês preferem parar com o anticoncepcional quando ingressam na aviação?
    2 – A menstruação também aumenta dentro do avião? Como vocês lidam com isso?
    3 – ouvi falar que estar num avião piora as “dores” É verdade? Cólica ou dor de ouvido, por exemplo, são amplificados quando se está voando?
    Bj

    • Olá, Yane, tudo bem? Vou responder suas perguntas baseada nas minhas experiências pessoais, certo?

      1– é sobre anticoncepcional. A pílula pode causar diversos problemas na saúde da mulher, inclusive a trombose. Vi por ai que a pressão no avião também pode causar. Então: tem muita aeromoça tendo trombose? Vocês preferem parar com o anticoncepcional quando ingressam na aviação?

      R – Eu faço uso do anticoncepcional desde que entrei na aviação e nunca tive problemas, inclusive com trombose. Creio que quem teve, tinha predisposição para tê-lo.

      2 – A menstruação também aumenta dentro do avião? Como vocês lidam com isso?

      R- Logo que você começa a voar, o seu corpo tenta se readaptar ao ritmo que é diferente. Pode acontecer ou não do fluxo menstrual vir mais forte, devido à pressurização, mudanças bruscas de hábitos e horários. Eu lido com isso fazendo uso contínuo do método contraceptivo (não menstruando). Tudo, obviamente, supervisionado pelo meu ginecologista. Aliás, sugiro que você bata um papo com o seu gineco sobre o tema. Nada do que eu falar aqui é científico, apenas empírico.

      3 – ouvi falar que estar num avião piora as “dores” É verdade? Cólica ou dor de ouvido, por exemplo, são amplificados quando se está voando?

      R- Olha… Talvez. Mas Ouvido, com certeza. Você não deve voar NUNCA se estiver congestionado e com dores de ouvido, pode piorar drasticamente o quadro. Já a cólica… é, também. É desconfortável não é mesmo? Mas já tem medicamentos para o controle disso.

      Espero tê-la ajudado com as minhas respostas. Um grande beijo e bons voos!

Deixe uma resposta