Indicação de Livros

Quando entro numa livraria, vou direto ao setor de aviação. Nem sempre tem setores de aviação, às vezes é só uma prateleira com os alguns livros de aerodinâmica, meteorologia, ou seja, livros técnicos direcionados para estudantes do curso de piloto. Para comissários: Nada né?! (risos). Nem o Código Brasileiro de Aeronáutica eu consigo encontrar, senão através do sindicato, no formato de pocket book. Absurdo!

Nós temos que garimpar e aproveitar os livros técnicos como conhecimento adicional. Lembrando que, como auxiliares do comandante, devemos saber o funcionamento da aeronave, bem como procedimentos básicos que possam auxiliar o piloto numa emergência. Mas voltando ao nosso foco, que livros podem nos oferecer um suporte para o exercício da profissão com mais qualidade? Como podemos conhecer a gama de emergências pelas quais ainda não passamos e nos prevenir delas, ainda assim?

Bom, conforme prometido, aqui vai uma lista com alguns dos livros que li e que recomendo para o comissário(a) que pretende adquirir mais conhecimento e se preparar para as emergências nos ares:

1 – Caixa Preta – Ivan Sant’anna.

O Caixa preta é um livro bem famoso, Best Seller do autor Ivan Sant’anna, que pesquisa sobre acidentes aeronáuticos mesmo não sendo piloto. Essa é uma das críticas que escuto dos técnicos, que costumam avaliar seus livros como sensacionalistas. Bom, eu adoro! É uma leitura que me entretém, impressiona e que me ensina muita coisa. Tenho buscado obter toda sua bibliografia que é composta por sete obras, dentre ela o Plano de Ataque, que eu vou resenhar aqui para vocês também. No momento, estou lendo o segundo mais recente, Perda Total. O Caixa Preta conta como aconteceram os três maiores acidentes aeronáuticos até a data de lançamento do livro. O primeiro acidente ocorreu com uma aeronave que voava com destino à Paris, levando muitos socialites da época e políticos importantes e incendiou em procedimento de pouso. Depois, temos o acidente envolvendo apoderamento ilícito (seqüestro) e outro, ocasionado por erro de cálculo e negligência do piloto, caindo em plena selva Amazônica. Ótima pedida para quem está estudando a matéria Sobrevivência na Selva. É o livro que eu indico em sala de aula, que deveria ser leitura paradidática nos cursos de comissários.

2 –  O Plano de Ataque é do mesmo autor e conta, detalhadamente, como foi planejado o ataque de 11 de Setembro, às Torres Gêmeas em Nova York (EUA). Eu li em pernoites e nos madrugadões e, em muitos momentos, continha o choro e perdia o sono, em função da narrativa envolvente e, obviamente, da história que já conhecemos. É bom avisar que a leitura dos livros do Ivan Sant’anna não é pra qualquer um, heim! Tem que ter nervos de aço!

3 – O Mundo do Avião e Tudo o Que Você Precisa Saber para Perder o Medo de Voar é do autor Luiz Bassani, Editora Abril. O título é autoexplicativo. É raro termos comissários com medo de avião, mas não é raro encontrarmos comissários que não sabem lidar com o medo de voar das outras pessoas. Precisamos nos sensibilizar e entender que nenhuma estatística supera um medo que, muitas vezes, é herança familiar ou trauma. O livro explica o funcionamento do avião e termos como “despressurização” e “turbulência” que nem todo mundo compreende. Naturalmente, nós compreendemos porque estamos inseridos no contexto, mas nem sempre sabemos explicar para o passageiro o que acontece e o porquê da segurança que representamos.

4 – Uirateonteon, Medicina Aeronáutica é do Dr. José Eduardo Helfenstein e já está em sua segunda edição. O livro explica, em linguagem super acessível, as possíveis doenças que um aeronauta pode vir a ter se voar sem algumas precauções. Explica também algumas complicações que os passageiros podem apresentar em vôo e os primeiros socorros aplicáveis. Nós aprendemos no curso e no treinamento as manobras que devemos aplicar nesses casos, conscientes de que não somos médicos. E é extremamente importante estudar e lembrar sempre das técnicas para que elas sejam imediatamente aplicadas.

5 – Por fim, recomendo uma biografia.  Montenegro – As Aventuras do Marechal que Fez uma Revolução nos Céus do Brasil, de Fernando Morais, Editora Planeta do Brasil. O livro conta a história do Brigadeiro-do-ar que foi o responsável pela criação do ITA e do CTA. Ainda jovem, criou o Correio Aéreo Nacional, que hoje usufruímos tanto, com seu monomotor enfrentando aventuras muito interessantes. Montenegro faleceu aos 95 anos. O livro foi lançado em 2006. Ah, vale salientar que o Fernando Morais é autor das biografias de Olga Benário, Chatô e de Paulo Coelho!

O post ficou enorme, né gente? (Risos). Eu prometi e cumpri. São meus preferidos na área, mas tenho uma lista enorme que distribui entre parentes e noivo para ganhar de presente! Que cara de pau! Depois, eu posto aqui quais são os livros que estão na minha lista para que vocês me indiquem se são bons ou não são, combinado?

E é claro que aceito mais sugestões. Bons vôos a todos vocês, seja no avião, seja nos livros e boa viagem!

  • 0

    Avaliação geral

  • Avaliação dos leitores:0 Votos

Compartilhar

Sobre Lídia Dourado

Uma Comissária apaixonada pelo que faz.

Você também pode gostar de

21 comments on “Indicação de Livros

  1. Obrigada! 🙂

    ASAS: UMA HISTORIA DA AVIAÇAO, DAS PIPAS A ERA ESPACIAL
    Autor: Tom D. Crouch

    É um livro bem caro, mas dá tranquilamente para achar mais em conta no estantevirtual.com.br

    Beijos!

  2. Que legal, Lídia! Começo meu curso de comissária daqui a uma semana e ainda não li nenhum desses, mas fiquei muito interessada por todos e vou me programar para ler um por um.

    Deixando de lado toda aquela polêmica da invenção do avião, você já leu o livro de memórias do Santos Dumont (O que eu vi. O que nós veremos)? Eu li e me encantei. Santos Dumont foi realmente um pesquisador maravilhoso. Outro que me indicaram, mas ainda não consegui ler, é o Asas, conhece? Enfim, comentário gigantesco! Mas saiba que qualquer dica de leitura sobre aviação será apreciada.

    🙂 Beijos e obrigada por compartilhar tanta coisa boa!

    • Thalita, vou procurar esses livros ONTEM! hahaha… Tô tentando montar minha mini-biblioteca. Vc sabe de quem é o Asas? O autor ou a Editora?

      Bjos, linda! Muita sorte no teu curso!

  3. Não gosto mt de ler livros mais li um q vc n citou, a cabana q amei muito, acho q ja deve ter ouvido falar =)
    beijo e Fica com Deus!
    http://www.femininaesofisticada.blogspot.com

    • Muitas comissárias lêem A Cabana! Nunca li, mas acredito ser um ótimo livro!

      Obrigada pela visita, Luanna!

  4. Amo, amo, amo, lê livros, mas confesso que nunca li nenhum sobre aviação, mas vou começar a procurar esses livros. ótima dica,Lídia. Bjus (”.)

  5. Oi Lídia! Gostei muito desse post! Realmente, a bibliografia sobre aviação mais direcionada para o comissário em si é bem escassa, uma pena. Já li o Caixa Preta e confesso que em muitas partes perdi o fôlego e chorei. Impressionante como Ivan escreve bem, é como se estivéssemos vivenciando as situações que ele narra. Vou pesquisar os outros que você indicou! Bjos e sucesso!

    • Oi Laura!
      É uma literatura interessante, mas realmente intensa. Minha mãe, por exemplo, não conseguiu ler. Rsrs.
      Um beijo, querida! Sucesso pra vc tbm!

  6. Boneca, ADOREI!!! Li todos, até que enfim consegui !!!! Acho incrível que tenha adquirido tamanho carinho pela profissão, o que me deixa muito feliz e orgulhosa!!! Essa é a minha profissão, por livre escolha! E saber que existem outras pessoas que sentem como eu me conforta profundamente!!!!
    Aproveite, temos a melhor profissão do mundo, repleta de oportunidades ( palavra esta que define a profissão p mim! ) – oportunidades de difundir a cultura da gentileza( escassa no momento), de fazer amigos, conhecer lugares, e voltar a eles! Trabalhar sorrindo, poucos podem, pouquíssimos conseguem!! Como diz um mestre meu – calma e elegância , e eu acrescento uma pitada de carão!! Bis bons vôos e mais uma vez parabéns! Muito orgulhosa de vc! Bjks

    • Gente, a Clara Brew foi minha professora de serviço de bordo e etiqueta na empresa. Comissária conceituada, baianíssima e que faz o melhor carão já visto na aviação, TÁ MEU BEM?! hahahaha!
      Mostrei pra Clara o meu blog um tanto nervosa. Adorei o comentário, adorei a visita! Estou feliz!!! Obrigada.

      Grande beijo pra vc e volte sempre que puder para nos prestigiar!

      =*

  7. Olá querida…. muito boa suas indicações. Ja li Caixa Preta e Perda Total e com certeza vou ler os outros, um por vez… eu como voce tb pergunto na livraria onde estão os livros sobre aviação… bom demais. Li um também que gosti bastante, Na cabine de Comando, autor Márcio Branco, adorei…. Bom é isso querida, mais uma vez obrigada pelo post e por me avisar! bjssss e bons voos. Livia

    • O Na Cabine de Comando é mt bacana! Tenho ele, faltou fazer a resenha, é verdade! Mas enfim, segue a mesma linha do Ivan, só que ele explica coisas da aviação sem necessariamente falar só de acidente!
      Que bom que gostou do post, Livia!

      Um grande beijo!

      =*

  8. Adorei o post! Achei engraçado vc falar que vai direto pra essa sessão…aí eu me perguntei: “Ouxe, existe uma sessão de aeronáutica?” huahuahuahuahua..vou reparar mais nesses livros da sua área e se tiver algum com uma boa história, vou ler! 😉

    • Deveria haver mais extensa! Rsrsrs… Meu sonho, sabe? Uma biblioteca só de aviação. Procurei essa biblioteca em alguns sites especializados. Acredito que em alguns orgãos, como o especializado em prevenção e investigação de acidentes, eu encontre materiais impressos para estudo. Eu tenho encontrado é na Internet mesmo e esses gatos pingados em livrarias. O problema, pra mim, é que se escreve muito livro técnico, voltado para pilotos. Para os comissários, “sobram” estes reatos de acidentes aeronáuticos, algumas coisas que podemos aproveitar (como meteorologia e primeiros socorros) e questões que caem na prova inicial da Anac. Tá. Eu sei. Vou escrever um livro! =P Pode esperar! rsrs. Mas pra vc, Monny, que gosta de narrativas, sugiro o Plano de Ataque antes do Caixa Preta (se for o caso). O Caixa Preta pode te assustar com relação ao avião. E os pocket books vendidos no aeroporto que falam sobre medo de voar é bom ter sempre em mãos (eu já dei um desses de presente para uma amiga q tinha medo de voar). Obrigada pela sua visita, gata!
      =*
      Bjo!

  9. Seu blog tá lindo, minha amiga linda!!!
    Adorei!!!

  10. Rapaz, eu fico encantado com a forma como você se apaixonou por essa profissão. No começo, eu pensei que você estaria fazendo pra tentar algo novo e ponto final, mas, hoje, eu percebo que você se encontrou de verdade.

    Falando sobre o tema do post: eu sou apaixonado por livros técnicos… tenho vontade de ler sobre tudo… Desde minha área até os cursos mais cabulosos como física, química, medicina… Tenho muita sede de saber… Acho que o meu espírito se alimenta de conhecimento.. Não é a toa que me tornei professor…

    Mas, desde já, digo que você é um dos motivos de maior orgulho na minha vida. Ter uma amiga que luta pelos seus sonhos e que consegue provar pra todo mundo que não existe essa de “sexo frágil” é poder sorrir pros quatro cantos do mundo.

    Em breve, quando se aposentar, dividiremos as mesmas salas de aula… você verá.

    • Sabe aquela coisa… tudo foi crescendo, crescendo, me absorvendo… rsrs. Lembra do nosso teste de teatro? Um dia ainda escrevo sobre isso aqui! rsrs… Seria ótimo dividir uma sala de aula com você.
      Obrigada pelo incentivo de hoje e sempre!

      Um beijo, meu querido amigo escritor!

  11. *–* Adorei o post! Quando eu terminar o que estou lendo, com certeza vou comprar o primeiro da sua lista (tô com vontade de ler ele desde que você indicou na aula) e logo vou comprando os seguintes!!
    Beeeijos

    • Pronto, gatona! Espero que curta! Depois me fala o que achou, tá?
      =*

Deixe uma resposta