Qual é o seu sonho?

Um dia desses, me fizeram esta pergunta. Assim, na lata, sem vergonha, sem cerimônia. Há oito anos, esta resposta seria imediata: Ser Comissária. Agora, passadas tantas horas de voo, titubeei. Parei para pensar, levei para a terapia, considerei todos os meus planos, objetivos a curto, médio e longo prazo. Mas sonho, sonho mesmo… Fiquei sem resposta. E me desesperei.

Isto me fez lembrar quando comecei esta jornada e mal podia imaginar a montanha russa de sentimentos que ela me proporcionaria. Eu sempre tive um plano B, caso tudo desse errado, mas de repente me vi tão envolvida com a aviação que a única coisa que cabia na minha vida era voar.

Antes disso, fui atriz. Não cheguei a me profissionalizar, mas participei de muitos cursos e peças de teatro e tive o privilégio de trabalhar com pessoas que são sumidades teatrais, como Manoel Lopes Pontes, Fernando Neves e Jorge Mendes. A paixão pela arte foi deixada de lado quando resolvi ingressar na carreira de Comissária de bordo, mas nunca morreu, veja o texto Palco nas Nuvens, onde falo mais sobre isto.

Eu sempre fui louca pela escrita e isso justifica o nascimento deste blog. A ideia inicial era relatar situações cotidianas, como num diário mesmo. Entretanto com o feedback dos leitores percebi que o blog tinha potencial para ser mais que isso. Fazia parte da vida de vocês tanto quanto da minha. O blog representava e dava voz ao sonho de vocês: O sonho de voar. E aí rolava uma identificação imediata. Ainda assim, não me sentia honesta o bastante escrevendo sem a inteira propriedade sobre o que estava fazendo e parti para uma faculdade de Letras. Além de me sentir confortável neste curso, pois se relacionava com a minha paixão pela escrita, era também um plano B rentável. Se nada desse certo, eu não iria vender miçangas na praia, eu teria meu canudo para me segurar. No finalzinho do curso, me meti na sala de aula e senti que pisava em terreno difícil, árido e cheio de desafios. Mas prazeroso. Então, surgiram propostas para dar aulas em Escolas de Aviação. Aí casou tudo!

Desde então, senti que tudo se conectou como num lindo ballet. Minha paixão por teatro encontrava asas no avião, quando eu me apresento para 118 passageiros por vôo, com script, texto, iluminação, figurino, maquiagem e até diretor. Ali, posso representar mil papéis e me encher de munição para os textos do blog e para as histórias que os meus alunos sempre pedem pra contar durante as aulas nas escolas de aviação.

Na companhia aérea, cheguei ao cargo de Instrutora de Voo e estou em processo para me tornar Checadora de Voo. São dois importantes cargos e concorridos, cheios de responsabilidade. Estão interligados à docência e ao teatro na minha vida. Como Instrutora, meu objetivo é sempre o sucesso do aluno. E como Checadora, a condução do checando ao sucesso. E então? Será que alcancei o meu sonho? Voltando à pergunta inicial, qual era mesmo o meu sonho? Entendi finalmente que só com o blog eu vou realizar o sonho de inspirar através da arte e educar através da escrita.  Seja bem vindo ao meu sonho, onde o seu sonho de voar também é muito bem vindo.  E qual é o seu sonho?

Compartilhar

2 comments on “Qual é o seu sonho?

  1. Lindo texto, Lidia! Gratidão em compartilhar seu sonho!

    • Que bom que gostou, Rebeca! Obrigada por me inspirar. Beijos

Deixe uma resposta