Seu atendimento lá em cima!

Há uma verdade imperativa no contexto atual da aviação comercial brasileira: O crescimento vai ser bombástico para a Copa do Mundo. Estima-se que receberemos cerca de 29 milhões de passageiros daqui e de todo mundo em 2014 com destino às 12 cidades sedes dos jogos. Vai ser muita demanda de passageiros e as companhias aéreas têm que estar preparadas para isso, com mais aviões. Isso acarreta mais contratações de comissários, afinal, nós somos também responsáveis pela segurança operacional destas aeronaves.

Penso que nenhum momento foi tão propício para quem quer ingressar na carreira aeronáutica.

Isso se aplica também a pilotos. As empresas aéreas vão disputar com preços competitivos e muito provavelmente irão utilizar todos os seus diferenciais para conquistar cada passageiro. E aí, minha gente, eles vão exigir de nós que o atendimento seja de excelência. Com os preços das passagens mais ou menos equiparados, a qualidade do atendimento e a pontualidade serão “misters” no momento de escolha do consumidor da companhia aérea que irá levá-lo até os jogos. E não pense você que as empresas terão tempo de oferecer cursos de etiqueta (próximo post) para seus comissários, afinal a aviação não pára! Avião no chão é dinheiro voando.

O comissário (a) de bordo que quer entrar numa empresa hoje em dia tem que estar pronto, tem que chegar já com um diferencial. Apresentar um plus diante dos seus concorrentes e não esperar que isso seja adquirido com o tempo de casa. Por isso, corra atrás de um bom curso de atendimento ao cliente.

Trate o passageiro/cliente como ele quer ser tratado e não como você supõe que você gostaria de ser atendido. Não, o cliente nem sempre tem razão. Ninguém tem que ter razão. Entenda que a técnica do ganha-ganha não só para o setor comercial, é para a vida. Seja solícito e proativo no avião também para com os seus colegas. Isso também faz parte de um bom atendimento, o trabalho em equipe.

       Outro ponto que será muito interessante para quem quer ser aeromoça/comissário é ter idiomas. Com pessoas do mundo inteiro voando pra lá e pra cá, quem tiver mais de dois idiomas dará um salto na frente dos seus concorrentes numa seleção. Busque excelência no seu atendimento. Faça além, faça o que você pode e um pouco mais, dentro do bom senso e das regras de segurança, claro. Lembre-se que, com isso, você também irá ganhar.

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Sobre Lídia Dourado

Uma Comissária apaixonada pelo que faz.

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9 comments on “Seu atendimento lá em cima!

  1. * espero que a situação na aviação esteja melhor

  2. Lili, ótimo post! Não tinha pensado nisso – é realmente uma questão importante. Eu fiz uma pesquisa em hotéis ano passado e vi que, em matéria de RH, estamos muito, muito mal.
    Espero que a situação (e creio) está melhor, mas com a necessidade de contratação em massa talvez o nível caia mesmo.
    Aliás, você citou curso de atendimento ao cliente. Tinha ouvido falar que essa moda estava pegando em SP. Tem encontrado bons cursos?
    ótimo post 🙂
    beijoo!

    • Pois é, Júlia. Há muitas empresas que promovem cursos de qualificação em SP e em todo Brasil. Cursos gratuitos, inclusive. O que temos visto por aí é o pessoal com dificuldade para elaborar uma redação, se comunicar em público e obedecer regras estabelecidas. Algumas coisas básicas, no nosso caso, que servimos alimentos, poderiam ser mais observados. Como por exemplo, jamais pegar um copo pelo nível superior (borda), mas sempre pela base para entrega, entende?
      Continue visitando o Diário do Ar, Julinha. Adoro seus comentários!

      Grande beijo.

  3. Adoro seu blog Lidia…

  4. rrasou bi!!!!!! Fico na expectativa (2)!!!
    bju
    linda

  5. Lídia gostaria de te pedir um favor, si eu posso enviar um curriculo meu para vc dar uma analisada!!! Acho que vc é a melhor pessoa para isso!
    posso? beijos

  6. Muito bacana Lídia!
    Gostei meeesmo.. parabéns, beijos!!!

  7. olá lídia…fiko na expectativa todos os dias para ver seus posts…beijoooo
    adorei o de hj!

    • Oba, Mirella! Que bom que você gostou! Continue acompanhando, vem muita novidade aí! =* Grande beijo.

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