10 passos para ser Comissário(a) de Voo

 

Ser Comissário(a) de voo é um sonho, um objetivo, uma carreira desejada por muitas pessoas. Entretanto, é importante saber onde você tá pisando, afinal, o caminho das pedras é  longo. E difícil. Por isso, listei 10 passos para você chegar lá, com segurança, é claro.

  1. Ter mais de 18 anos – Embora o curso para comissários seja profissionalizante (e não uma graduação), muitos jovens estão almejando este objetivo ainda no colegial. E isto é maravilhoso! Dá tempo de se preparar e focar nos seus objetivos, quando chegar o momento.
  2. Gostar e ter disponibilidade para viajar – Não é moleza a vida de um Comissário. Muitas vezes passamos 5 dias fora de casa, voltamos para a nossa base (que não necessariamente é na nossa cidade) e folgamos 1 ou dois dias, insuficientes para voltar para casa. E depois mais cinco dias fora. É cansativo e dá saudade e nessas horas o apoio familiar e dos amigos é fundamental.
  3. Dispor de $ para investimento inicial (Curso) – Um curso para Comissário de Bordo tem variação de valores de cidade para cidade, mas é importante que você esteja preparado para o pagamento deste investimento inicial.
  4. Ter uma reserva para gastos extras – Que podem ser com uniforme, material didático, taxas para cursos práticos como a sobrevivência na selva, transporte, alimentação e outros. Para que nada, definitivamente nada tire o foco dos estudos.
  5. Investir num curso de Inglês – E este investimento não é necessariamente financeiro. Para aprender ou estudar inglês o importante é priorizar. Priorizando, você consegue tempo, consegue disposição, canaliza sua energia para aquilo e chega lá. Fluente, é claro!
  6. Iniciar exames médicos – Sabe aquele check-up anual? Aquele processo de marcar exames e ir a médicos para saber se tá tudo bem? Pois bem, as escolas possuem uma lista de exames requeridos pelo Hospital da Aeronáutica, além de uma carta de recomendação, para você saber quais são os exames necessários para se tornar um comissário de voo.
  7. Hora de tirar seu CMA – Certificado Médico Aeronáutico. Existem vários hospitais da aeronáutica em muitas cidades, é hora de ir levar seus exames lá. O processo é meio chatinho, mas dura em torno de 1 dia e o resultado sai no site da Anac. Uma belezura.
  8. Passar na prova da ANAC – A famosa, a temível, a terrível, a bendita prova da ANAC. Que não é esse bicho de sete cabeças não. Vários simulados na Internet contêm questões que já caíram na prova. Vai de cuca fresca e arrasa.
  9. Comemore, você já é Comissário(a) de Voo! – Agora você possui um CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos). O seu código Anac vai te acompanhar para a vida toda, mesmo quando você se obtiver um CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e tiver muitos, mas muitos equipamentos na sua carteira.
  10. Envie seu currículo para as Companhias Aéreas – E se prepare. Porque agora é que vai ser a hora do seu show!

Compartilhe este texto e vídeo nas suas redes sociais! Um beijo e excelentes voos a todos!

Veja o vídeo:

Compartilhar

Sobre Lídia Dourado

Uma Comissária apaixonada pelo que faz.

4 comments on “10 passos para ser Comissário(a) de Voo

  1. Lidia, tenho tatuagem nos dois pulsos, posso ser comissária ou interfere?

    • Olá, Brenda, tudo bem?
      Este texto aqui fala um pouquinho sobre a relação da tatuagem com a aviação: http://diariodoar.com.br/blog/tatuagem-e-aviacao-sera-que-combina/.
      De maneira geral, a aviação não aceita as tatuagens aparentes. Você pode cobrir com maquiagem e até micropore, ou usar camisa de manga comprida. Mas isso difere de companhia para companhia.
      Espero ter ajudado com a sua dúvida.

      Um grande beijo e bons voos!

  2. Oi tudo bem?
    Eu tenho varizes tipo 1, aqueles vasinhos e as veias um pouco esverdeadas, mas nada que interfira na saúde. Esse tipo reprova no exame médico? Desde já agradeço por esclarecer minha dúvida! Beijos

    • Olá, Mayara, tudo bem e vc?

      Não sei te informar. Sugiro que consulte um médico especialista ou faça a cirurgia antes de entrar na aviação. Beijinhos.

Deixe uma resposta